sábado, 21 de novembro de 2009

Projecto aprovado…muito tarde!

No inicio do mês de Outubro o grupo escreveu uma carta à Direcção da Escola. Na carta era bem visível o nosso objectivo: propor uma alternativa energética capaz de tornar este estabelecimento educativo auto–suficiente em termos energéticos, através da utilização de telhas/paineis fotovoltaicos. Para isso pedimos à Direcção que nos facultasse a planta da escola (novo projecto de modernização da escola) juntamente com as medidas do telhado.

Foi notória a quantidade de vezes que prescindimos do nosso tempo, dentro e fora das aulas da disciplina de Área de Projecto, em prol do nosso projecto, na medida em que, fomos insistentes e persistentes para com a Direcção com o objectivo de recebermos a aprovação do projecto o mais rápido possível…

Mas, o nosso esforço foi em vão… De todas as vezes que nos dirigimos à Direcção ninguém nos sabia dizer se já tínhamos a resposta à nossa carta, até dia 20.11.2009.

Na passada sexta–feira (20.11.2009), dirigimo–nos mais uma vez à Direcção. Quem falou connosco foi o professor Rui (professor de informática). Disse–nos com a maior das descontracções que já tinha dado seguimento à resposta à mais de um mês (altura em que o grupo escreveu a carta) e que essa estava na posse da D. Luísa, no PBX. Quando lá chegámos, imaginem a nossa cara quando a D. Luísa nos diz: “ Estou à vossa espera à imenso tempo!”

O grupo lamenta a falta de organização dos vários elementos da Direcção, que implicou o atraso na realização e cumprimento dos objectivos estipulados para o primeiro período do ano lectivo.

Em suma, o grupo espera ainda assim cumprir os objectivos que propôs para o primeiro período, mas não deixa de salientar, mais uma vez, a falta de organização e de comunicação entre os vários elementos da Direcção.

Antes, na aula, foi tempo de continuar a nossa planificação, ainda sem a carta, visto que, só a recebemos após a aula de Área de Projecto…

2º Período

Semana: 03.01.2009 a 09.01.2009

· Organização do dossiê

· Envio de e - mails

Semana: 10.01.2009 a 16.01.2009

· Cumprimento dos objectivos adiados

Semana: 17.01.2009 a 23.01.2009

· Organização das respostas aos e - mails

· Cumprimentos dos objectivos adiados

Semana: 24.01.2009 a 30.01.2009

· Cumprimento dos objectivos adiados (a tão esperada conclusão)

· Cálculo da poupança da despesa energética que a escola teria caso instalasse telhas ou painéis fotovoltaicos

· Fazer uma simulação de empréstimo a um banco português

Semana: 31.01.2009 a 06.02.2009

· Calcular o tempo que seria necessário para que a poupança energética cobrisse o empréstimo

· Organização do dossiê

Semana: 07.02.2009 a 13.02.2009

· Visita de estudo a Londres no âmbito da disciplina de Biologia

Semana: 14.02.2009 a 20.02.2009

· Férias de Carnaval

· Calcular os lucros que a escola terá, caso esta se disponha a vender parte da energia que produz) a partir do momento em que o empréstimo é feito

Semana: 21.02.2009 a 27.02.2009

· Inicio da construção da maqueta (finalmente!)

Semana: 07.03.2009 a 13.03.2009

· Entrega do relatório individual final do 2º período

Tânia Correia

sábado, 14 de novembro de 2009

Uma aula fascinantemente… produtiva!

Depois de várias semanas em busca dos nossos objectivos era altura de refazer a nossa planificação. Planificámos algumas das semanas de trabalho que se avizinham…até ao final do ano lectivo. Fizemos os possíveis para o fazer, visto que, quando olhamos para a nossa anterior planificação verificámos que, a maioria dos objectivos propostos para este período não podiam ser cumpridos porque continuávamos á espera da resposta da Direcção da Escola… Era necessária a planta da escola e as medidas do telhado (projecto de modernização da escola) para fazermos, por exemplo, o cálculo da área de painéis necessária para cobrir o telhado da escola. Ainda assim, pelo menos, começámos…

»Planificação

(…)

1º Período

Semana: 08.11.2009 a 14.11.2009

· Criação do blogue do grupo

· Pesquisas teóricas

· Elaboração de textos

· Planificação

Semana: 15.11.2009 a 21.11.2009

· Elaboração de textos

· Pesquisas teóricas

· Envio de e-mails a várias empresas

· Planificação (continuação)

Semana: 22.11.2009 a 28.11.2009

· Elaboração de textos

· Pesquisas teóricas

· Organização do dossiê

· Visita à Escola Alemã

· Organização das respostas aos e – mails

· Planificação (continuação)

Semana: 29.11.2009 a 05.12.2009

· Organização do dossiê

· Pesquisas teóricas

· Realização de críticas às pesquisas efectuadas

Semana 06.12.2009 a 12.12.2009

· Elaboração de textos

· Realização de críticas às pesquisas efectuadas

· Relatório de final de 1º período

Semana: 13.11.2009 a 19.12.2009

· Organização do dossiê

Tânia Correia

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Segundo Artigo


Comentário ao artigo de Gabriela Lourenço:

"Desenhar o futuro" - pág. 184 - VISÃO

O arquitecto português Pedro Campos Costa desenvolveu um projecto com o qual pretendia “reinventar a arte de habitar”.

Assim, como resposta a este desafio, criou uma “casa invisível”, que é revestida de espelhos bicudos com células fotovoltaicas, que convertem a energia solar em energia eléctrica. Estas superfícies espelhadas reflectem na fachada da casa o ambiente envolvente, tornando os seus contornos quase imperceptíveis.


A chamada “Casa Não Casa” encontra-se organizada em torno de um pátio interior e dispõe de salas na parte superior e de quartos na parte inferior.


Ainda só existe um protótipo deste projecto e a sua concretização não tem data prevista.



Este projecto chamou a nossa atenção pela sua originalidade e, embora não esteja directamente relacionado com o tema do nosso projecto, deu-nos a conhecer uma outra aplicação das células fotovoltaicas.

Fontes:


Tânia Correia e Teresa Monteiro

Primeiro Artigo

Comentário ao artigo de Pedro Miguel Santos:

"Maravilha verde" - págs. 64-65 - VISÃO

Este artigo fala sobre o projecto "Óbidos Carbono Solar", cujo objectivo final é suprimir, até 2020, 40% das emissões de gases com efeito de estufa. Para alcançar esse fim, o projecto abrange os seguintes aspectos: Energia Solar, Iluminação, Resíduos, Espaços Verdes e de Lazer, Mobilidade, Ecovila e Construção Sustentável.

O excerto que se revelou mais interessante foi o referente à Energia Solar (Projecto "Óbidos Solar"). A Câmara Municipal de Óbidos (CMO) pensa dotar 1500 fogos municipais de painéis fotovoltaicos e solares térmicos para a produção de electricidade e aquecimento de águas. Deste modo, realizou parcerias com nove empresas nacionais que são responsáveis pela instalação dos sistemas em casa dos munícipes e pelo seu financiamento.

Empresas parceiras no projecto "Óbidos Solar":

- DSThttp://www.dstrenovaveis.com/
- Pinto&Benteshttp://www.pintoebentes.pt/
- Sotecnisolhttp://www.sotecnisol.pt/
- I-SETEhttp://www.isete.com/
- DE VIRIShttp://www.deviris-pt.com/
- ELMIhttp://www.elmi.pt/
- TELIChttp://www.telic.pt/
- Circuitos de Inovaçãohttp://www.circuitos-inovacao.com/
- Net Plan - http://www.netplan.pt/

Humberto Marques, vereador do Ambiente da CMO, afirma que "este projecto pode reduzir em 60% as emissões de gases com efeito de estufa do concelho (...) e com a venda de energia à EDP pode lucrar €750 anuais nos primeiros nove anos e €1500 nos seis seguintes".

Em suma, este projecto, que tem objectivos semelhantes aos nossos, compreende uma série de vantagens, não só em termos ambientais, como também em termos financeiros.

O artigo não refere os nomes das empresas que fizeram parceria com a CMO no empreendimento. No entanto, como estávamos interessados em ter esse conhecimento para possíveis contactos, realizámos pesquisas e encontrámos o site abaixo indicado, o qual continha as informações que procurávamos.

Fontes:



Tânia Correia e Teresa Monteiro

Artigos de interesse


Antes de dar início ao nosso projecto, temos vindo a pesquisar informação em algumas publicações relacionadas com projectos, em vias de concretização, que apresentam similitudes relativamente aos objectivos que temos em vista. Deste modo, consultámos a Visão (Especial Edição Verde) Nº 870 (228 págs.) - 5 a 11 Nov. 20, na qual encontrámos artigos que despertaram o nosso interesse. Os nossos comentários a esses artigos encontram-se nos próximos posts.


O grupo "Sim Nós Podemos"