quinta-feira, 3 de junho de 2010

Avaliação do Projecto e do Produto Final


Todo o grupo concorda que o Projecto foi um sucesso. Superou todas as nossas expectativas e as alterações que foram sendo feitas ao longo do ano apenas serviram para o tornar mais abrangente e completo.

O facto de o nosso Projecto ter deixado, no 2º Período, de se dirigir apenas à Escola para passar a ser dirigido a todos os que se interessassem pelas questões ambientais (nunca sendo posta de parte a Escola) fez com que o nosso trabalho pudesse levar um caminho que fosse mais atractivo para os jovens, o futuro da nossa sociedade. E enquanto procurámos sensibilizar os jovens, tentámos também divulgar a tecnologia dos painéis solares a eventuais investidores privados através da criação do nosso sítio e da divulgação do Projecto na Junta de Freguesia, imobiliárias e outras instituições.

O nosso Projecto foi dividido em duas partes. A parte teórica de recolha e tratamento de informações sobre a tecnologia dos painéis fotovoltaicos e a parte prática dos cálculos relativos a poupança energética da Escola, a elaboração de plataformas e materiais de divulgação e, por fim, o contacto directo com as pessoas.
A nossa presença no Youtube e Facebook e o nosso Blog, e-mail e sítio do grupo dá-nos a certeza de que muitas pessoas vão acabar por entrar em contacto connosco. Além disso, a utilização da Internet para divulgar o nosso trabalho dá-nos ao Projecto um carácter internacional e permanente. Internacional na medida em que a Internet é uma rede global, podendo qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo aceder a ela e permanente na medida em que o sítio, o blog e as contas que criámos não irão desaparecer nunca a não ser que as apaguemos ou que a Internet, por alguma razão acabe. Como não pretendemos apagar nada e como a Internet está preparada para resistir a uma eventual guerra nuclear, a sua utilização dá-nos a certeza que, por mais que vivamos, poderemos sempre, em qualquer altura da nossa vida, em qualquer local do planeta, aceder a www.simnospodemos.webs.com e relembrar o trabalho desenvolvido por este grupo ao longo do nosso 12º ano na disciplina de Área de Projecto.

Por outro lado, o contacto directo com as pessoas, na distribuição de panfletos, deu ao nosso Projecto um carácter ainda mais interventivo. Pretendemos sensibilizar a sociedade e dar a conhecer alternativas energéticas que sejam renováveis e não poluentes, salientando as vantagens da energia solar e a receptividade que obtivemos por parte de muitas instituições e da maioria das pessoas com quem contactávamos foi bastante gratificante para nós, por vermos reconhecido o nosso esforço e o nosso trabalho.

As datas previstas na planificação foram sendo sempre cumpridas e o trabalho ficou pronto a tempo de ser apresentado à turma e à professora, apesar de este Projecto não ter acabado com essa apresentação. Este não acabará enquanto a humanidade estiver dependente dos combustíveis fósseis, enquanto não surgir uma alternativa energética melhor que a energia solar e enquanto o acesso à Internet for possível.
É óbvio que não continuaremos eternamente a distribuir panfletos e a colar cartazes. Mas os que já estão colados não os pretendemos retirar e o nosso sítio não é para ser apagado.

Os nossos Dossiers estão completos e organizados com toda a informação recolhida ao longo do ano e todo o trabalho, diário de bordo, cartas, e-mails, relatórios, tudo arrumado.

A nossa rede de amigos no Facebook já ultrapassou as 140 pessoas e nele estão bastantes fotos de painéis solares, assim como a descrição do nosso Projecto.
O blog está actualizado com breves descrições de tudo o que foi sendo feito nas aulas, as nossas ideias e as nossas dificuldades. Conta já com mais de 2200 consultas o que é um reflexo do interesse das pessoas neste tipo de blogs e um excelente sinal da qualidade do nosso.

O nosso filme "Uma Verda a Resolver" está presente no Youtube, Facebook, Blog e sítio do grupo e o seu número de visualizações tem vindo a aumentar de forma impressionante. Só ao fim de dez dias, contava já com 260 visualizações no Youtube e 180 no sítio.

Conseguimos distribuir os 14 cartazes e 600 panfletos em apenas uma semana entre a Escola, Junta de Freguesia, pára-brisas de carros, Faculdades, Universidade Lusófona, Instituto Superior Técnico, Century 21, amigos, colegas e familiares.
A nossa apresentação correu bastante bem, tendo sido elogiada por praticamente todas as pessoas que assistiram a ela.

Por fim, o nosso sítio o Produto Final do nosso Projecto, está bastante completo, com 20 páginas a separar todo um ano de recolha e tratamento de informação, além de fotos, vídeos, contactos de empresas, sítios de interesse e agradecimentos.

Assim, juntando as 2200 pessoas que já visitaram o nosso blog, às 260 que viram o nosso vídeo no Youtube, às 180 que o viram através do sítio, às 140 que estão na nossa rede de amigos do Facebook, às 600 a quem distribuímos panfletos, às 22 que assistiram à nossa apresentação, mais as que viram os nossos cartazes, aquelas com quem falámos pessoalmente (amigos, colegas, familiares) e aquelas que já visitaram o nosso sítio (infelizmente não sabemos quantas são), mesmo calculando que muitas delas estão em mais do que uma destas categorias de pessoas, estimamos que, só este ano, mais de 3000 pessoas, de uma forma ou de outra, entraram em contacto com o nosso Projecto. Estes números são fonte de orgulho para todo o grupo que sente que o seu Projecto foi cumprido e que o seu trabalho não foi em vão.

Todo o sucesso deste Projecto não teria sido possível sem a preciosa ajuda da professora Ermelinda Cunha, fundamental à motivação do grupo e concretização do sonho destes quatro alunos.


O Grupo "Sim, Nós Podemos!"

Sem comentários:

Enviar um comentário