segunda-feira, 7 de junho de 2010

Conclusão do Blog



Este Projecto foi, na opinião de todos os elementos do grupo, um dos pontos mais altos do nosso Ensino Secundário.

No início do ano a nossa ideia de Projecto era completamente diferente da que é hoje. A nossa ideia de grupo também. Começámos por nos juntar com as pessoas com quem nos dávamos melhor e não com as pessoas que mais podiam completar as nossas fraquezas com as suas qualidades. Começámos por pensar em fazer uma proposta à Escola para a aquisição de painéis fotovoltaicos. Mas não fazíamos ideia das dificuldades que um Projecto como este nos traz. Não fazíamos ideia que a Escola já iria ter painéis solares. Não fazíamos ideia sequer, de como podíamos ser positivos quando parecia que tudo nos corria mal. Mas este ano, esta disciplina, este Projecto ensinaram-nos isso tudo. Ensinaram-nos mais ainda. Ensinaram-nos a não desistir, a lutar pelos nossos objectivos, a acreditar em nós próprios. Ensinaram-nos as coisas fantásticas que um grupo corajoso e unido pode fazer. Ensinaram-nos o valor da amizade.

E hoje a nossa ideia de Projecto é bem mais clara. Um Projecto não é apenas uma ideia e um trabalho. É uma epopeia na medida em que eterniza o nosso trabalho, neste caso através da Internet. É uma tragédia pois envolve um conflito entre o nosso sonho e um poder de instância maior – as dificuldades. E é um soneto pois os versos têm de rimar entre si harmoniosamente, deve ter uma Introdução, um Desenvolvimento e uma Conclusão e o último verso deve resumir todo o poema, todo o trabalho antes feito, funcionando como um descodificador do seu significado global.

Assim, esta Disciplina superou todas as nossas expectativas. O nosso produto final também. Não pensávamos, no início do 1º Período, chegar a esta altura do ano com um sítio bastante profissional; nem nos tinha passado pela cabeça que estaríamos presentes nas principais redes sociais da Internet, nem que teríamos um filme no Youtube com o número de visualizações a aumentar exponencialmente de dia para dia. No início do 1º Período, estávamos longe de imaginar que um grupo com elementos tão diferentes poderia funcionar tão bem. Estávamos longe de imaginar um ano tão surpreendente.

E como o ano lectivo está a acabar e este é o nosso último texto gostaríamos de convidar, mais uma vez, todos os acompanhantes deste blog, a visitarem o nosso sítio em
e a reflectirem no que podem mudar para fazerem do nosso planeta um planeta com futuro.


O Grupo "Sim, Nós Podemos!"

Sem comentários:

Enviar um comentário