sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O contacto do engenheiro

No dia 29 de Janeiro de 2010, na aula de Área de Projecto, decidimos em grupo que seria importante falar com os engenheiros responsáveis pelo projecto de reestruturação da Escola, antes de fazer qualquer tipo de alterações na planificação.

A professora concordou e continuou a incentivar para continuação do Projecto que temos vindo a desenvolver desde o início do ano lectivo. Disse, também, que para aumentar a produtividade das aulas de Área de Projecto estas iriam ser trocadas com as aulas de Psicologia, ambas leccionadas por ela, de modo a os alunos poderem ter acesso aos computadores disponibilizados pela Secretaria da Escola.

Decidimos tentar marcar uma reunião com os engenheiros responsáveis pela obra. Fomos à Secretaria, que nos recomendou que fossemos até à Direcção da Escola. Aqui pediram-nos que escrevêssemos uma carta em que explicássemos a nossa situação. E assim faremos…


O grupo “ Sim, Nós Podemos!”

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Novas ideias

No dia 27 de Janeiro de 2010, na aula de Área de Projecto, colocámos no nosso blogue alguns dos textos escritos por nós durante a semana anterior, de modo a actualizá-lo.

Como já foi referido no post anterior, o novo projecto da Escola já prevê a colocação de painéis fotovoltaicos no telhado, que em principio seriam os necessários para a tornar auto-suficiente. Conversámos em grupo sobre o rumo que deveria levar o nosso Projecto perante esta situação. Surgiu, então, a ideia de incutir ao Projecto um carácter mais informativo. Assim, o principal objectivo do trabalho seria a divulgação, à comunidade escolar e a eventuais investidores privados, deste tipo de energia, quais as suas vantagens e desvantagens, que empresas contactar, que passos dar se se pretender instalar painéis fotovoltaicos.

Falámos com a professora sobre a nossa ideia, explicando que isso implicaria modificar um pouco a planificação elaborada no início do ano lectivo. A professora alertou-nos que a alteração da planificação traz algumas desvantagens, podendo prejudicar a nossa avaliação. Na sua opinião, faria todo o sentido que o grupo continuasse com o Projecto que está a ser desenvolvido desde o início do ano, embora a opinião do grupo seja unânime em se alterar alguns aspectos do trabalho.

No final da aula, fomos até ao CREM procurar algumas informações que nos poderão viajudar, caso o grupo decida, efectivamente, estruturar o Projecto de modo diferente.


O grupo “ Sim, Nós Podemos!”

Conversa com o Engenheiro

No dia 22 de Janeiro de 2010, na aula de Área de Projecto, voltamos, de novo ao CREM, a fim de seleccionarmos as empresas que mais nos interessa contactar.

Mas antes, ainda houve tempo para ter uma pequena conversa com a professora. Nesta conversa, falámos da nossa ida à Escola Fernando Pessoa, que não foi muito produtiva, visto que, a Directora da Escola não estava informada sobre o processo de instalação de painéis fotovoltaicos nessa mesma Escola, delegando responsabilidades na Câmara Municipal de Lisboa. Posto isto, a professora ainda nos disse que, a instalação de painéis fotovoltaicos faz parte do novo projecto de reconstrução da nossa Escola, o que nos deixou um pouco desiludidos e desmotivados. Mas depressa surgiu uma ideia que nos entusiasmou de imediato. Pensámos em tentar provar que a proposta do Ministério não é mais adequada para uma Escola. Tendo isso em conta, vamos formular um projecto e propor – lo à Direcção da Escola, como sendo o melhor e o mais adequado para satisfazer os interesses da Escola.

Posto isto, no fim da aula, resolvemos contactar a empresa AoSol, empresa fabricante de colectores solares. Tal não foi possível, por isso, esperamos cumprir este objectivo numa próxima aula. Ainda assim, aproveitámos para falar com o engenheiro responsável pelo novo projecto de reconstrução da Escola, e confirmámos, de facto, que faz parte desse mesmo projecto a colocação de painéis fotovoltaicos na Escola.

Mesmo assim, o grupo não desiste e vai continuar a trabalhar…

O grupo “ Sim, Nós Podemos”

Pesquisas


No dia 20 de Janeiro de 2010, começámos a aula de Área de Projecto com alguns comentários que nos foram dirigidos pela professora, na medida em que, segundo esta, o grupo melhorou muito a sua forma de trabalhar e o seu empenho também.


Depois dirigimo-nos ao CREM (Centro de Recursos Educativos e Multimédia) da Escola com o objectivo de actualizarmos o nosso blogue e de procurarmos empresas portuguesas de fabrico e instalação de painéis fotovoltaicos.


Encontrámos várias empresas, das quais, as que forem seleccionadas pelo grupo, irão ser contactadas na próxima aula.


O grupo “ Sim, Nós Podemos”

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Contactos


No dia 15 de Janeiro de 2010, no início da aula, recebemos a resposta à nossa carta. Nesta resposta constava o valor da verba dispendida pela Escola mensalmente com os gastos em energia eléctrica, tal como havia sido solicitado.

Depois, através das plantas anteriormente facultadas pela Direcção da Escola, continuámos a medição de algumas partes do edifício, cujo trabalho já tinha começado numa das aulas anteriores (08.01.2010).

Seguidamente, decidimos telefonar a uma empresa de fabrico e instalação de painéis fotovoltaicos (FFSolar). Para este telefonema, discutimos as informações que pretendíamos obter, sendo elas:


· Estamos a lidar com uma empresa portuguesa?

· Actuam em todo o país?

· Apenas comercializam painéis fotovolticos ou também procedem à sua instalação?

· Têm uma sede em Lisboa?

· Fazem orçamentos sem compromissos?

· Qual é o peso médio dos painéis fotovolotaicos?

· Qual é o preço das células fotovoltaicas?


As respostas obtidas…


· Trata-se de uma empresa alemã (a parceria com uma empresa estrangeira não será a melhor opção, visto que o grupo pretende apostar no desenvolvimento da economia nacional);

· Actuam em todo o país, mas não têm sede em Lisboa;

· Fazem orçamentos sem compromissos via e-mail.


O grupo “ Sim, Nós Podemos”

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Carta à Direcção


No dia 13 de Janeiro de 2010, começámos a aula de Área de Projecto, com uma pequena conversa com a professora sobre a hipótese (proposta pela professora) de fazer uma apresentação conjunta, no final do ano lectivo, que envolva todos os projectos da turma. Para esta apresentação, seria pedido aos alunos ideias, tendo como objectivo a inserção de todos os projectos da turma num só.

Em seguida, fomos entregar uma carta à Direcção da Escola que tinha como fim solicitar o valor da verba dispendida pela Escola, mensal ou anualmente, com os gastos em energia eléctrica. Surge este pedido no âmbito dos cálculos que pretendemos realizar relativamente ao desenvolvimento do nosso projecto.

Mais tarde, em jeito de colaboração, facultamos alguns dados relativos a empresas de fabrico e instalação de painéis fotovoltaicos ao grupo “ Casa do futuro”.


O grupo “Sim, Nós Podemos!”

sábado, 9 de janeiro de 2010

Planeamento da elaboração da maqueta

No dia 8 de Janeiro de 2010, começámos por decidir qual seria a melhor data para fazermos a apresentação do nosso trabalho realizado no 2º período, a qual ficou marcada para o dia 19.03.2010.

Prosseguimos com uma discussão acerca do modo como a maqueta irá ser construída. Combinámos, então, o tipo de materiais que vamos usar na sua execução e em que escala deverá ser apresentada.

De seguida, fizemos a medição de algumas partes da Escola nas plantas, cortes e alçados que nos foram cedidas no período passado pela Direcção, referentes ao novo projecto de remodelação da Escola.



Materiais:


  • Cartolina branca;
  • Cartolina canelada cor de tijolo;
  • Cola branca;
  • Papel de cozinha/papel de jornal;
  • Rede;
  • Tintas coloridas;
  • Cartolinas coloridas;
  • Células fotovoltaicas;
  • Lâmpada;
  • Plástico transparente.


Além disso, considerámos a hipótese de mudar outros aspectos na nossa Escola, que, seguidamente, enumeramos:

  • Substituição das lâmpadas existentes por lâmpadas economizadoras;
  • Colocação de quadros electrónicos nas salas de aulas;
  • Instalação de contentores para reciclagem;
  • Instalação de colectores solares.


O grupo " Sim, Nós Podemos"


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Início do 2º Período


Na aula do dia 6 de Janeiro de 2010, começámos por analisar os critérios de avaliação do 2º período, fornecidos pela professora.

Depois discutimos as notas que nos foram atribuídas no 1º período, tendo-nos sido sugerido que estruturássemos melhor o trabalho de grupo, privilegiando a interacção entre os vários elementos. A professora alertou-nos, ainda, para o facto de que o projecto não é individual e que é essencial dar-lhe uniformidade. O trabalho elaborado por cada elemento, deve encaixar harmoniosamente no dos restantes elementos, como peças de um puzzle. Só, deste modo, se poderá obter um projecto final com um encadeado lógico.

Seguidamente, definimos as tarefas a cumprir neste período:

- Ir ao INEG para obter o valor da intensidade solar média que diariamente incide sobre os telhados na zona de Lisboa;

- Terminar os cálculos referentes ao rendimento e à quantidade de energia que a Escola seria capaz de produzir, partindo do princípio que escolhíamos o seguinte tipo de painel: SPR 90;

- Obter orçamentos de empresas portuguesas que fabricam painéis;

- Construir a maqueta.



O grupo " Sim, Nós Podemos"