quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Como surgiu a ideia?


A ideia para este nosso trabalho surgiu da necessidade de diminuir a dependência dos recursos energéticos não-renováveis, que, por serem consumidos a uma escala superior àquela com que a Terra é capaz de os gerar, são cada vez mais escassos. Nesse sentido, resolvemos desenvolver este projecto, que, no nosso entender, se poderá revelar muito vantajoso a nível ambiental e económico a médio/longo prazo.

Inicialmente, denominámos o nosso projecto "Escola do Futuro". Mas, entretanto, pensámos que, da mesma forma que propomos esta alteração para a nossa Escola, também gostaríamos de sugerir que esta iniciativa se estenda a outros estabelecimentos educativos. Foi por esse motivo que, posteriormente, demos ao nosso projecto o nome de "Escola Modelo", visto que esta Escola poderá vir a servir de exemplo a outras escolas do nosso país.

Temos a noção de que o nosso projecto é bastante ambicioso, mas, por outro lado, também estamos cientes da importância da sua concretização. Desta forma, estamos empenhados em trabalhar no sentido de pôr em prática a nossa ideia, que não só nos interessa pelo seu lado científico, como também pelo facto de sugerir uma melhoria no aproveitamento dos recursos da Terra. Temos em vista a promoção de um desenvolvimento sustentável, que é definido no Relatório Brundtland da seguinte forma:
"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais."



Teresa Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário