sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Primeiro Artigo

Comentário ao artigo de Pedro Miguel Santos:

"Maravilha verde" - págs. 64-65 - VISÃO

Este artigo fala sobre o projecto "Óbidos Carbono Solar", cujo objectivo final é suprimir, até 2020, 40% das emissões de gases com efeito de estufa. Para alcançar esse fim, o projecto abrange os seguintes aspectos: Energia Solar, Iluminação, Resíduos, Espaços Verdes e de Lazer, Mobilidade, Ecovila e Construção Sustentável.

O excerto que se revelou mais interessante foi o referente à Energia Solar (Projecto "Óbidos Solar"). A Câmara Municipal de Óbidos (CMO) pensa dotar 1500 fogos municipais de painéis fotovoltaicos e solares térmicos para a produção de electricidade e aquecimento de águas. Deste modo, realizou parcerias com nove empresas nacionais que são responsáveis pela instalação dos sistemas em casa dos munícipes e pelo seu financiamento.

Empresas parceiras no projecto "Óbidos Solar":

- DSThttp://www.dstrenovaveis.com/
- Pinto&Benteshttp://www.pintoebentes.pt/
- Sotecnisolhttp://www.sotecnisol.pt/
- I-SETEhttp://www.isete.com/
- DE VIRIShttp://www.deviris-pt.com/
- ELMIhttp://www.elmi.pt/
- TELIChttp://www.telic.pt/
- Circuitos de Inovaçãohttp://www.circuitos-inovacao.com/
- Net Plan - http://www.netplan.pt/

Humberto Marques, vereador do Ambiente da CMO, afirma que "este projecto pode reduzir em 60% as emissões de gases com efeito de estufa do concelho (...) e com a venda de energia à EDP pode lucrar €750 anuais nos primeiros nove anos e €1500 nos seis seguintes".

Em suma, este projecto, que tem objectivos semelhantes aos nossos, compreende uma série de vantagens, não só em termos ambientais, como também em termos financeiros.

O artigo não refere os nomes das empresas que fizeram parceria com a CMO no empreendimento. No entanto, como estávamos interessados em ter esse conhecimento para possíveis contactos, realizámos pesquisas e encontrámos o site abaixo indicado, o qual continha as informações que procurávamos.

Fontes:



Tânia Correia e Teresa Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário